Top

Atrações da reta final da 35ª Feira do Livro de Brasília

Zezé Motta, Tom Farias, Eliana Alves Cruz, Maurício Gomyde, o escritor revelação Ryan Maia (7 anos), Fernanda de Oliveira, Amanda Ribeiro (12 anos), Mariana Negreiros (16 anos) e “Os Buriti” entre as atrações da reta final da 35ª edição da FeLiB

Faltando três dias para o encerramento da 35ª edição da Feira do Livro de Brasília, dentre as muitas atrações destacam-se Zezé Motta, Tom Farias, Eliana Alves Cruz, Maurício Gomyde, o escritor revelação Ryan Maia (7 anos), Fernanda de Oliveira, Amanda Ribeiro (12 anos), Mariana Negreiros (16 anos) e “Os Buriti”.

“A FeLiB está satisfeita pois caminha para passar do público esperado de 100 mil pessoas no domingo (16) e resiste num momento econômico difícil para o país de um modo geral, e na área editorial nem se fala”, pontua o presidente da Câmara do Livro do DF, Ivan Valério.

Vamos às atrações:

 

Eliana Alves Cruz-  A autora do premiado “Água de barrela” e de “O crime do Cais do Valongo”, um belo livro na linha das tramas policiais, Eliana Alves Cruz, dará uma palestra na sexta (14/06), às 17h, no Café Literário.

A idade é pouca mas o talento surpreende – Ainda dá tempo de conhecer os talentos jovens da FeLiB, como o pequeno Ryan Maia (7 anos), que lançou no ano passado o livro “UMA HEROÍNA E UM HERÓI”.

Apaixonado por livros, o brasiliense Ryan Maia aprendeu a ler aos 4 anos. Hoje, aos 7, o menino já tem um livro lançado, está escrevendo o segundo volume e, criou um canal na internet para dar dicas de português e de matemática para crianças e adultos. No início de 2018, com 6 anos, Ryan foi diagnosticado com “superdotação e altas habilidades”  e, como é super ativo, engajado e gosta de livros, tem participado de rodas de leitura em escolas. Hoje faz pequenas apresentações para outras crianças e para adultos. Ele participará no sábado (15/6), às 14h, no Espaço do Expositor de um animado bate-papo.

Outra jovem escritora de destaque é Amanda Ribeiro (12 anos) que acaba de lançar em co-autoria com o pai (gramático), Marcos Pacco, uma gramática ilustrada  que facilita o aprendizado da língua, intitulada de  “Mapear Português”. O livro contém 25 mapas mentais, resumos e esquemas de estudo. A base do livro são desenhos feitos à mão e postados originalmente no perfil do Instagram (@mapearportugues). Estudante do 7º ano do Ensino Fundamental, Amanda também fez todos os desenhos à mão. O que mais chama a atenção é que, segundo ela, a aproximação com o pai foi o maior legado do livro. Amanda e o pai darão o workshop “Como criar mapas mentais e ser um aluno nota 10”, no sábado (15/06), às 14h30, no Espaço 180º.

E fechando o trio de ouro da FeLiB, temos Mariana Negreiros (16 anos),  que, aos 14,  lançou a obra de romance mágico Os Segredos de Um Colar, em 2017, vendeu centenas de livros e ficou reconhecida na capital federal e no Brasil. Agora em 2019,  lança Os Segredos dos Guardiões, o segundo livro de uma trilogia. Muito estimulada pela mãe, Noeli, que sempre lhe contou histórias, aos sete anos, Mariana começou a escrever as suas próprias para interpretar com o irmão e a amiga Vivi. ”, conta Mariana. A escritora alçou voos e hoje incentiva crianças escrevendo e dando palestras em escolas e eventos. Mariana Negreiros estará no sábado (15/6), às 18h30, no Espaço Mundinho da Leitura, em animado bate-papo sobre sua carreira e o mundo dos livros.

 

 

 

Maurício Gomyde, autor brasiliense traduzido até na Lituânia  –  Com 6 livros publicados, Maurício Gomyde iniciou a carreira em 2001 e é, hoje, um dos grandes nomes da nova geração de escritores brasileiros. Iniciou a carreira como autor independente, tendo publicado 4 livros por conta própria. Logo chamou atenção do mercado editorial pela qualidade de suas obras e, assim, foi contratado por grandes editoras, para o lançamento de seus trabalhos seguintes. Seus títulos de maior sucesso são “A Máquina de Contar Histórias” (ed. Novo Conceito) e “Surpreendente!” (ed. Intrínseca). Surpreendente! esteve presente, em 2016, nas listas de mais vendidos da revista Veja e do site Publishnews. Foi finalista do Prêmio Jabuti 2016 e vendido para 4 países (Portugal, Espanha, Itália e Lituânia). TODO O TEMPO DO MUNDO” saiu no Brasil em 2018 e sairá agora em agosto na Alemanha. Mais recentemente, o autor foi surpreendido com a informação de que o livro “Supreendente!” é usado por projeto literário de alunos da Itália, uma informação que muito alegra e surpreende qualquer escritor.  Maurício Gomyde estará no sábado (15/6), às 16h, com mediação de Marcos Linhares em bate-papo sobre A arte do romance, no Espaço 180º.

 

 

 

Fernanda de Oliveira, a Fê Liz –  Escritora de livros infantojuvenis, é produtora cultural, curadora de feiras literárias e booktuber. Escreveu seu primeiro livro quando tinha 8 anos de idade, hoje tem mais 20 livros. Também conhecida por Fê Liz, devido ao seu canal no Youtube (Canal da Fê Liz), nele ela canta, conta, incentiva a leitura. Formou-se em Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Fernanda de Oliveira fará bate-papo com contação de histórias, seguido de sessão de autógrafos do livro “Terra da Dificulidade”,  no sábado, às 16h, no Espaço Mundinho das Letras.

 

 

 

 

Cia Os Buriti lança os seus dois novos CDs- A Cia Os Buriti traz muita música, histórias e encantamento para todas as idades. Nesse fim de semana o grupo lança, simultaneamente, seus dois mais novos CDs, com show musical e apresentação teatral. O primeiro CD, intitulado “Os Buriti Contam Histórias”, será lançado às 16h; e o lançamento do segundo álbum “Kalo – Filhos do Vento”, será realizado às 19h, ambos no Espaço Café Literário da Feira. O CD “Os Buriti Contam Histórias” é uma coletânea de histórias que fazem parte de diferentes espetáculos da companhia. As histórias são narradas por Eliana Carneiro e Naira Carneiro, com participações especiais de Mateus Aleluia e Lila Carneiro. A direção musical fica a cargo de Jorge Brasil e a música original é interpretada por Jorge Brasil e André Togni. O encarte do CD é um livro que contém todas as histórias escritas e ilustradas pela fundadora da companhia. As ilustrações foram bordadas por presidiários e presidiárias do projeto Cabocla Criações, coordenado por Milena Curado de Barros, na cidade de Goiás Velho – GO.  O lançamento do CD conta com apresentação teatral onde as histórias do álbum serão encenadas com música ao vivo.  Já o cd  “KALO – Filhos do Vento” nasce Instigado pela cultura cigana, nesse sentido a companhia Os Buriti se lançou em uma bela jornada aceitando o desafio de encenar o texto teatral Kalo de Maurice Durozier. A montagem, que estreou em 2016, inaugurou uma parceria inédita entre os 3 principais músicos da companhia, André Togni, Jorge Brasil e Daniel Pitanga e este CD é o resultado dessa fusão musical. O texto Kalo foi oferecido a Cia Os Buriti por seu autor, o francês Maurice Durozier, um dos mais antigos atores do Theatre Du Soleil.  O CD é a realização do sonho de registrar as composições originais do espetáculo homônimo inspiradas no universo cigano e conta com a direção musical de Daniel Pitanga. As músicas foram revisitadas e incrementadas, respeitando a essência da trilha sonora executada ao vivo. Durante o show de lançamento, Eliana Carneiro e Naira Carneiro interpretam contos tradicionais ciganos. A companhia Os Buriti foi criada em 1995 e dedica-se a montar espetáculos para todas as idades fundindo diferentes linguagens artísticas. Fundada por Eliana Carneiro, a companhia é composta pelos seus filhos, Naira Carneiro e Guian Larrea, e pelos músicos Daniel Pitanga, Jorge Brasil, André Togni, Carlos Frazão, Marília Carvalho e Diogo Vanelli. A Cia Os Buriti já montou 14 espetáculos autorais e também realiza projetos e pesquisas em arte educação. Sediado em Brasília, o grupo já se apresentou por diversas cidades brasileiras e também no exterior (Portugal, Espanha, Alemanha, Áustria, França, Itália, Grécia, Paraguai e Índia) participando de festivais e encontros de teatro, dança e música. Os CDs foram gravados durante o projeto “20 Anos da Cia Os Buriti – Manutenção do Grupo” patrocinado pelo FAC – Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal.

Zezé Motta e Tom Farias – No Espaço Arena- Outras Leituras, a cantora, atriz, ativista e recém-biografada recentemente, Zezé Motta participará com o escritor Tom Farias da roda de conversa “Diálogo e resistência: Luta e o protagonismo negro”, no domingo (16/06), às 18h. Logo depois, às 20h, ela fará um show imperdível.

Aos que ainda não conhecem, Tom Farias é jornalista, escritor, crítico literário, pesquisador, biógrafo, dramaturgo e roteirista. É autor de 12 livros, entre biografias, romances, peças de teatro e ensaios literários.

 

 

 

 

Programação

Sexta-feira (14/06)

17h-  Eliana Alves Cruz – Palestra na sexta (14/06), às 17h, no Café Literário.

Sábado (15/06)

14h- Ryan Maia (7 anos)- Bate-papo no Espaço do Expositor.

14h30- Amanda Ribeiro (12 anos)  e Marcos Pacco– Workshop “Como criar mapas mentais e ser um aluno nota 10”,  no Espaço 180º.

16h- Maurício Gomyde com mediação de Marcos Linhares em bate-papo sobre a A arte do romance, no Espaço 180º

16h- Fernanda de Oliveira – Bate-papo, contação de histórias e autógrafos do livro ” Terra da Dificulidade), no espaço Mundinho da Leitura.

18h30 – Mariana Negreiros (16 anos) – Bate-papo no Espaço Mundinho da Leitura.

Domingo (16/06)

16H às 19h – Lançamento dos CDs da Cia Os Buriti,  “Os Buriti Contam Histórias”(apresentação teatral onde as histórias do álbum serão encenadas com música ao vivo)  e “KALO – Filhos do Vento” – no Café Literário

18h- Zezé Motta e Tom Farias – Roda de conversa “Diálogo e resistência: Luta e o protagonismo negro”, no Espaço Arena- Outras Leituras.

20h- Zezé Motta – show no Espaço Arena- Outras Leituras.