Top

FeLiB lança novo portal

Entre as novidades, a tradicional Feira do Livro de Brasília criou uma agência de notícias e interface com as redes sociais

Para saudar o Dia Internacional do Livro e o Dia do Direito do Autor foi lançado nesta terça-feira (23/04), o portal felib.com.br/2019/ da Feira do Livro de Brasília (FeLiB), que neste ano será realizada de 06 e 16 de junho. no Complexo Cultural da República, em Brasília. A entrada é gratuita.

O espaço da FeLiB converge com as novas tendências de comunicação, trazendo inovações que facilitam e ampliam o acesso as informações da feira. A página pode ser acessada de diferentes dispositivos móveis, como celulares e tablets.

A nova plataforma é resultado da mudança na produção da Feira do Livro de Brasília. Ao longo de mais de três décadas de história a feira manteve a tradição e a credibilidade se tornando o principal evento literário do Centro-Oeste e um dos mais tradicionais do país.Acompanhando as transformações tecnológicas, o evento se adaptou para trazer conteúdo mais dinâmico e de fácil navegabilidade.

Segundo o coordenador de Comunicação da FeLiB, Marcos Linhares, a ideia foi criar um portal com informações ao alcance das mãos das pessoas. “O site será uma ferramenta útil para quem buscar informações sobre o evento, tanto para escritores quanto para o público em geral”, afirmou.

Autógrafos na Feira – Entre as novidades da plataforma está o Espaço para autores de Brasília e do resto do país se inscreverem para sessão de autógrafos de obras literárias na Feira. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 07 de maio, ou quando for atingido o número de vagas disponíveis. As vagas são limitadas.

Contagem regressiva – Outra inovação é o temporizador, onde o internauta poderá acompanhar os dias que faltam até o início da feira.

Agência de Notícias – Ao elencar as novidades, Linhares ressaltou a criação da Agência de Notícias FeLiB com reportagens sobre tudo o que acontece na feira. “A agência surgiu pensando em ajudar os blogs literários e aos outros veículos que precisarem de informação balizada sobre o que se passa no evento. Os meios de comunicação poderão usar as informações, desde que, claro,  citem a fonte”, frisou o coordenador de Comunicação da FeLiB.

Pesquisa – O novo layout traz os temas divididos por curadorias – Infantil, Literária e Pedagógica – distribuídos de forma horizontal na tela de rolagem, facilitando a identificação do leitor. Ao clicar em “Literária”, por exemplo, o internauta encontrará a relação de autores literários que estarão presentes na feira. O mesmo acontece com as outras áreas.

Programação rica em possibilidades – Na parte de entretenimento, o enfoque será a Agenda Diária da feira, que vai permitir ao internauta acompanhar melhor a programação durante o evento.  Contação de histórias, shows, stand up, lançamento de livros, teatro e muito mais está na programação que, como sempre, foi pensada para todos os públicos e de todas as idades.

Plataformas integradas – Agora os botões das redes sociais acompanham a interface na rolagem da home. Com apelas um click o leitor vai poder acompanhar todas as publicações das plataformas digitais da feira de forma rápida e dinâmica.

A nova interface vai explorar, também, vídeos e imagens por meio das plataformas do YouTube e Flickr, que aparecerão intercaladas entre os textos para tornar a leitura mais fácil e prazerosa.

FeLiB  é uma realização da Câmara do Livro do Distrito Federal, executada pelo Instituto Latinoamerica, e apoiada pelo Sindicato dos Escritores do DF.

 

Para reproduzir a matéria basta dar crédito à Agência FeLiB.