Top

Obra lúdica e realista marca a identidade visual da 35ª FeLiB

O artista plástico André Cerino representou o universo imaginário do livro em imagens vetorizadas desenhadas a lápis com finalização digital

O artista plástico André Cerino é um dos homenageados da 35ª edição da Feira do Livro de Brasília (FeLiB). Ele assina o projeto visual da feira, tendo criado a logomarca, a arte e as ilustrações do cartaz e de todos os ambientes onde ocorrerão as atividades culturais da FeLiB.

Para criar a identidade visual da 35ª FeLiB, Cerino buscou uma linguagem lúdica – marca forte de seu trabalho como pintor. “Idealizei um estilo de desenho com foco na criação, e não na cópia do mundo real. É um figurativo fantástico, cheio de imaginação”, declara o artista.

Segundo Cerino, a ideia da obra é aproximar o público da feira, tanto crianças quanto adultos, de seu universo imaginário, pois os elementos gráficos criados conduzem o olhar do expectador sobre vários pontos de vista.

As imagens vetorizadas foram desenhadas a lápis e arte-finalizadas em mesa digital. O artista explorou conteúdos relacionados à cultura nacional, ao folclore, às estações do ano, aos clássicos da literatura infantil e aos quadrinhos, entre outros. Em todas as situações, os personagens são seduzidos pelas histórias, pelos livros físicos ou digitais. Os desenhos valorizam a criação artística e a leitura, e em todos os espaços, destaca-se a importância de se alargarem os horizontes da imaginação.

As paredes dos ambientes da FeLiB, cujo tema é Biblioteca – Espaço do Prazer e do Aprender, serão projetadas com ilustrações em que o foco é a leitura nos mais variados contextos, tanto comuns quanto inusitados. “Como a leitura é alimento, ela merece estar presente em qualquer espaço e em qualquer momento do nosso dia a dia e também nos nossos sonhos e nas nossas viagens interiores e exteriores”, explica Cerino.  

Multiartista na FeLiB

André Cerino vai expor na Galeria do Cerrado quadros de sua série Universo Imaginário. As obras de pintura em acrílico sobre tela têm fundos abstratos de cores vibrantes e desenhos lúdicos de traços finos geralmente pretos, com inspiração surrealista. “Nessa mostra, eu proponho uma viagem ao mundo interior, revelando imagens de um universo que está muito além do olhar externo”, explica Cerino. Os trabalhos expressam os sonhos, o inconsciente e a imaginação e se aproximam da esfera da surpresa, do encantamento e da espontaneidade criativa.

O multiartista também é compositor musical e percussionista e vai lançar durante a feira seu livro ilustrado Músicas para a educação infantil Turma do Caracol A Banda Animada, em que reúne as letras e cifras de 24 de suas músicas e um CD.

 

Premiado como cartunista em vários salões de humor nacionais e internacionais e como artista plástico, Cerino hoje se dedica, principalmente, às artes plásticas e à criação de projetos editoriais, ilustração de livros e à animação de vídeos.

A FeLiB acontece entre os dias 06 e 16 de junho, no Complexo Cultural da República, em Brasília.