Top
Image Alt

QUEM SOMOS

A Feira do Livro de Brasília (FeLiB) teve início em outubro de 1982, é considerado o segundo evento do livro mais antigo do país (o primeiro é a Feira do Livro de Porto Alegre) e o mais importante e tradicional evento literário do Centro-Oeste, atraindo público do Distrito Federal, do Entorno e de municípios dos estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia e Tocantins. A FeLiB  integra o calendário oficial de eventos do Distrito Federal, conforme a Lei 2906/2002 e é elemento constitutivo de nossa identidade local.

O evento fortalece e dinamiza o mercado livreiro e editorial do Distrito Federal, promove o intercâmbio e o diálogo entre toda a cadeia criativa, mediadora e produtiva do livro, atrai lançamentos editoriais, estimula a diversidade de títulos, autores, promoções e a realização de inúmeras atividades de incentivo e valorização da leitura. Também realiza debates, aproxima estudantes, professores, crianças e jovens em processo de ressocialização e a população em geral com o mundo do livro e da leitura, enriquecendo a cultura do Distrito Federal e estimulando o segmento da economia criativa.

O Distrito Federal tem um forte parque gráfico, consistente produção literária, muitos autores e obras premiados com os mais importantes prêmios do Brasil e do mundo, como o Hans Christian Andersen (o Nobel da Literatura Infanto-Juvenil), o International Latino Book Awards,  o Prêmio Oceanos, de Literatura Lusófona, o Prêmio Jabuti, o Prêmio da Academia Brasileira de Letras entre outros. Valorizar a Feira do Livro é valorizar a cultura literária do DF e do Brasil.

Em 2019, a FeLiB deu um passo decisivo com a decisão de incorporar ao seu projeto, uma curadoria pedagógica, aumentando a dimensão educacional do evento, assim como também virou o ponto de culminância do recém-criado Movimento Brasília Leitora, que integra eventos literários em todo o DF.

O evento é uma realização da Câmara do Livro do Distrito Federal e é executado pelo Instituro Latinoamerica. A FeLiB conta com o apoio do Sindicato dos Escritores do DF.